Escola Waldorf a Oliveira

Apoie o nosso Projeto de Expansão

Cada euro que doar ajudar-nos-á a alcançar a nossa meta de financiar parte do plano da Fase I da nossa nova escola.

Os nossos pioneiros

Agradecemos sinceramente aos pioneiros da Escola Waldorf a Oliveira, incluíndo a nossa primeira classe de 2008. Aqueles que vieram antes de nós manifestaram um sonho coletivo e planeamos prosseguir com uma visão criativa de crescimento, sendo esse o nosso contributo para a continuação da pedagogia Waldorf em Portugal.

Quando o sonho começou

A nossa primeira turma de 2008 começou com nove crianças da primeira classe e de olhos brilhantes e um grupo de pais fundadores entusiasmados que solidificaram o sonho coletivo de formar a primeira escola primária Waldorf reconhecida pelo estado em Portugal. Desde 2008 que a Escola Waldorf a Oliveira foi transformada de um prédio escolar abandonado, constituído por uma sala de aula sombria, em seis espaços de aprendizagem vibrantes.

Entre 2013 e 2015, durante os 3 anos consecutivos, foram comprados contentores de metal pré-fabricados, colocado em fundações construídas pela comunidade escolar. Esses contentores foram concebidos como uma solução econômica e a curto prazo.

Como um livro aberto – isto é quem nós somos

À medida que a natureza nos presenteia com a mudança das estações, os alunos aprendem a matéria de forma a refletir os ciclos naturais que estão ativos e adormecidos, conhecidos como épocas, de forma a que, assim que o material é recebido durante a aula, tem também tempo para se estabelecer dentro deles.

Na pedagogia Waldorf, os alunos avançam para o ano seguinte com os seus professores até ao oitavo ano. Este movimento aprofunda a conexão entre o professor e os alunos, bem como entre os colegas de turma, dando uma visão para entender melhor o outro, enquanto trilham o caminho para se encontrar.

As estações do ano trazem várias tradições e celebrações culturais à vida na escola com temas que inspiram o ritmo do ano. Os pais desempenham um papel essencial na modelagem de um ambiente comunitário de suporte.

Estrutura escolar

Um professor deve ter uma compreensão sobre a humanidade que inspirará vida e espírito no que de outra forma seria conhecimento sem vida e, ao mesmo tempo, ter um entusiasmo decorrente de uma concepção realmente livre e aberta do que a vida é atualmente.
—Rudolf Steiner

Visão para expandir horizontes & Parâmetros espaciais do projeto

Em 2013, os pais fundadores da Escola Waldorf a Oliveira iniciaram o movimento para expandir o nosso âmbito pedagógico de forma a incluir o terceiro ciclo (7º ao 9º ano).

O projeto conceptual para o futuro local da Escola Waldorf a Oliveira envolve um certo grau de modificação arquitetônica dos edifícios, armazéns e pavilhões existentes na antiga fábrica de gelados para integrar os componentes de espaço. O projeto de expansão da Escola Waldorf a Oliveira é visionado com uma abordagem de implementação por etapas: Fase de Aquisição, Projecto de Arquitectura e Gestão do Projeto, Construção Fases I, II, e III.

O seu apoio é vital

A sustentabilidade está no centro desta expansão da Escola Waldorf a Oliveira. Para concretizar este projeto de expansão e colocá-lo em ação, teremos que adquirir e combinar várias fontes de financiamento, bem como potenciais investidores. Se se sentir inspirado por esta iniciativa, pedimos que se torne parte da nossa solução. O seu apoio é vital para o futuro deste projeto de expansão.

Este plano de expansão foi criado a partir da necessidade de melhorar as condições atuais, com um projeto para obter espaço amplo nas salas de aula para o ensino e movimento rítmico. Mais importante ainda, o projeto engloba ainda a continuação do 7º ao 9º ano e, num futuro, até ao 12º ano.

Estamos a viver um sonho que se solidificou através dos 10 anos de experiência do que é a Escola Waldorf a Oliveira. Estamos comprometidos com a visão de expandir este horizonte para responder às necessidades de nossos alunos e dar-lhes as condições que eles merecem.

Saber mais detalhes sobre o projeto de expansão (PDF).

Apoiar o projeto de expansão da escola.

Obrigado.