Escola Waldorf a Oliveira

Percurso curricular

Segue-se de modo simplificado o percurso curricular da escola, genericamente coincidente com o currículo nacional, mas com algumas divergências nos tempos e nas práticas.

Língua Materna – Língua Portuguesa

A Língua é o nosso meio de entendimento mútuo mais importante e por isso é o meio primordial da educação. É também um instrumento formativo muitíssimo importante no desenvolvimento psicológico e espiritual e cultivá-la é uma tarefa central na educação da criança.

Matemática

O ensino dos conceitos aritméticos e geométricos está vinculado à consciência e à atividade do organismo motriz da criança. Contar é um movimento interior que permite observar o movimento exterior. Na etapa das operações concretas, as crianças ainda realizam movimentos quando querem vincular duas coisas e estes movimentos estão conectados com os objetos físicos dos quais eles ainda não se podem libertar.

Se o desabrochar dos conceitos matemáticos tem lugar na fase estática e concreta, o nosso objetivo não é “generalizar e abstrair” mas sim “concretizar e considerar caso a caso”. Isto evita que as crianças defrontem estruturas lógicas abstratas e faz com que usem a sua própria experiência para a resolução de exercícios.

Estudo do Meio

Conhecer o meio, na nossa escola, começa primeiramente com o que nos é mais familiar – o nosso corpo – e a pouco e pouco se expande por territórios circundantes cada vez mais distantes. Conhecendo-nos tornamo-nos aptos para conhecer o outro. Conhecendo o outro veremos que tanto ele como nós nos situamos num espaço. Conhecendo esse espaço estamos aptos para descobrir onde é que esse espaço se insere.

Começando pelo pequeno (o conhecido), progressivamente podemos caminhar em direção ao maior (o desconhecido). Assim, ao abordar a geografia começamos pelo estudo da geografia corporal, passando para o espaço escolar, ao estudo da aldeia circundante, à vila que a abrange, cidade, país, continente, mundo, até ao conhecimento de todo o Sistema Solar. Desta forma a espiral de conhecimentos é cada vez maior e segura pois está ancorada na individualidade de cada aluno. Como o aluno é o ponto de partida para o progressivo conhecimento do mundo, as aprendizagens tornam-se significativas e o próprio aluno consciente e criativo.

Ciências

No estudo das Ciências da Natureza o currículo abraça essencialmente temas dentro da Zoologia e da Botânica, relacionando-os com a constituição física do ser humano. Nas aulas, observam-se os fenómenos, realizam-se experiências e essas vivências são depois descritas, chegando-se assim aos conceitos e explicações de uma maneira viva, respeitando as fases de desenvolvimento do aluno, para que as suas competências e capacidades sejam alargadas de forma estimulante e eficaz.

A aprendizagem de conceitos surge a partir da observação pausada e precisa dos fenómenos e da busca das leis cientificas que estão por trás desses fenómenos. Na história humana, a ciência também partiu de reflexões baseadas na observação de fenómenos naturais até chegar ao pensamento científico.

No âmbito da Zoologia faz-se um estudo detalhado de várias espécies animais, dando destaque às diferenças que existem entre animais do mesmo grupo e às suas respetivas particularidades, compreendidas como emanando da inter-relação das partes com o todo. A constituição física do ser humano aparece sempre como referência, no sentido da progressiva compreensão da sua potencialidade, única na natureza, para desenvolver infindas capacidades, sem no entanto atingir o grau de especialização que cada espécie animal atinge de forma unilateral.

O estudo da Botânica é realizado através da observação das plantas, no meio onde estão inseridas, tendo em conta a sua relação com a paisagem, terreno e clima; apreciação das variadas formas vegetais que existem na terra; constatação dos movimentos típicos nas espécies vegetais; interpretação da relação das plantas com os insetos e outros animais; observação do desenvolvimento da semente até à flor e fruto de forma a não só conhecer as várias partes da planta mas apreender como cada parte contém o todo donde provém.

O estudo da Botânica e da Zoologia revela aos alunos que as diferentes espécies formam um todo evolutivo e integrado e que existem elementos comuns e diferenciadores entre o homem, os animais e as plantas. Para que a aprendizagem atinja os objetivos propostos é essencial implementar momentos de observação de diferentes espécies vegetais e animais, se possível no seu meio natural.

O trabalho desenvolvido a nível da Botânica e da Zoologia é complementado com o trabalho artístico em modelagem com barro, onde se começa sempre a partir da forma esférica, desta para a semente, planta, rebentos, frutos, ou para o ovo, recetáculo e animal. O importante não é a perfeição naturalista, mas a dinâmica do crescimento a partir de uma origem.

Trabalhos Manuais/Pintura

A pedagogia Waldorf fomenta as potencialidades artísticas, de expressão e de coordenação motora. A arte encontra-se em todos os momentos do dia. Apesar de haver momentos próprios para as áreas de carácter artístico, é importante referir que a arte está presente também nas disciplinas de Língua Portuguesa, de Matemática e do Estudo do Meio.

Na Língua Portuguesa, através de um desenho orientado que parte para a criação de um texto coletivo ou para um exercício de leitura; podemos dramatizar ou fazer jogos de expressão a partir de uma fábula. No Estudo do Meio, podemos fazer tricô ao estudar o processo da lã desde a tosquia ao fio do novelo. Na Matemática, jogos de educação física como saltar para a frente, para trás, exercícios de lateralidade, contagens (crescentes, decrescentes, de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3…) em danças, coreografias com lengalengas numéricas, etc.

As aulas de Trabalhos Manuais têm normalmente um projeto anual onde se desenvolve a aprendizagem e o aperfeiçoamento de uma determinada técnica de trabalho. Cada uma dessas técnicas está estritamente relacionada com as necessidades e as capacidades da criança em cada ano curricular. Entre estes trabalhos encontramos o tricô, o croché, o croché com a introdução de outras técnicas, o ponto cruz e a costura. Para além destes projetos anuais, inserem-se também nesta área os trabalhos com feltros, dobragens, recortes, modelagem, entre outros.

Música

Os principais objectivos do ensino da música na escola Waldorf são: A imersão activa na substância musical, a experiência pela prática, o despertar gradual e progressivo dos princípios musicais e finalmente o acesso à base do conhecimento fundamentado na experiência directa.

A música abrange três âmbitos: um que, tal como a língua, diz respeito ao entendimento e conhecimento; outro que se liga ao sentimento através da harmonia, dos modos maior e menor e da tensão e relaxamento; e por fim um âmbito que se liga ao ritmo. Estes três âmbitos reflectem a vida emocional do ser humano.

Línguas estrangeiras

Na pedagogia Waldorf as Línguas Estrangeiras fazem parte do currículo desde o 1º ano de escolaridade. O ensino das Línguas Estrangeiras tem como principais objetivos promover uma atitude positiva em relação a outras culturas e obviamente adquirir a capacidade de ouvir, ler e expressar-se numa outra língua. Ao aprender uma língua o aluno tem a possibilidade de ver o mundo de outra maneira.

Em relação ao 1º ciclo a principal competência é promover uma relação afectiva com a língua estrangeira. Neste ciclo são lançadas as bases para uma futura reflexão sobre o uso e o funcionamento das línguas.

O currículo Waldorf tem a particularidade de contemplar duas línguas estrangeiras desde o início. A nossa escola optou pelo Inglês e o Alemão.

Euritmia

A Euritmia é uma disciplina peculiar e única da pedagogia Waldorf e faz parte do seu currículo desde o jardim-de-infância.

A Euritmia trabalha as polaridades da leveza e da gravidade e o equilíbrio que o ser humano estabelece entre estas duas polaridades.

É uma forma artística e terapêutica de movimento que trabalha com a recitação oral e com a música. Os movimentos correspondem a diferentes sons vocais ou tons musicais fazendo com que o som adquira “visibilidade”.

A Euritmia flexibiliza o corpo para que a criança tenha mais controlo dos seus movimentos e ajuda-a a cultivar um sentido interno de orientação. A geografia corporal é a base para seguir os movimentos, na sua relação com a direita, esquerda, em cima e em baixo.

No trabalho em grupo, a Euritmia cultiva o fluir dos processos sociais. As crianças trabalham o seu próprio movimento e desenvolvem a capacidade social de sentir os movimentos do grupo como um todo.

O trabalho artístico de coreografar poesia, prosa e música leva as crianças a apreciarem esteticamente a literatura e a música de maneira viva e contribui de forma transversal para a aquisição das competências básicas do 1º ciclo.

Na Euritmia são trabalhadas as linhas retas, as linhas curvas, as espirais e a lemniscata. As formas geométricas, os exercícios de destreza, a concentração, os gestos de braços, os vários ritmos de caminhada, correr, saltar e o bater com os pés no chão.

As aulas de Euritmia são acompanhadas sempre por instrumento tocado ao vivo.

Ética

A Ética constitui um momento especifico para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos e intervenientes.

Este espaço, de diálogo e reflexão, parte da exploração de situações vividas pelos alunos, das suas preocupações e questões relativas à sua vida na turma, na escola, na comunidade e na sociedade.

Também se recorre a contos para suscitar um espaço de intimidade onde sonhos, receios, anseios e desejos possam ser conversados.

O objetivo central desta matéria é o de contribuir para a construção da identidade e do desenvolvimento da consciência cívica dos alunos. Aspectos como a educação para a saúde, educação ambiental, respeito pela diferença, entre outros, são frequentemente considerados.

Jogos/ Educação Física

Desde a primeira classe são trabalhados vários tipos de jogos sociais, desenvolvendo a destreza no movimento e as competências sociais na aula de Jogos. A partir da terceira classe as crianças passam a ter a disciplina de Educação Física, onde são abordados jogos tradicionais mas também desportos individuais e de equipa. A 5ª classe aborda os jogos gregos.

De salientar que, a competição que é fomentada, é aquela que existe no próprio indivíduo que se quer superar e fazer cada vez melhor e não em relação a um colega. Nos jogos de equipas o enfoque é dado ao valor da cooperação de grupo.

Estudo

O Estudo pretende que o aluno desenvolva competências e métodos de trabalho que lhe permitam maior eficácia no estudo e lhe proporcionem uma crescente autonomia. Pretende-se que o aluno adquira hábitos de pesquisa, de recolha, tratamento e sintetização de informação.

O Estudo é também o momento para praticar, exercitar e consolidar matérias e um apoio mais individualizado. Os alunos podem desenvolver atividades que lhes permitam compreender ou aprofundar determinadas aprendizagens de acordo com os seus próprios ritmos de trabalho.

Visa, principalmente, o reforço da Matemática e da aprendizagem da Língua Portuguesa.