Comunidade Escolar

Pais e alunos

A localização da escola no Algarve e a pedagogia Waldorf são os fatores mais relevantes para a escolha da nossa escola pela maioria dos pais.
Existem de facto muitas famílias estrangeiras, já residentes ou recém-chegadas, e famílias migrantes de outras partes do país que anualmente se juntam à comunidade escolar, fazendo com que a escola tenha uma enorme multiculturalidade.

Os pais na Escola Waldorf a Oliveira têm um papel verdadeiramente fundamental para o seu bom funcionamento. Participando ativamente nos grupos de trabalho, formalmente organizados e deliberados no inicio de cada ano letivo, são os pais que fazem a escola crescer e florir.

Entre estes grupos de trabalho nomeamos o da Manutenção, Artesanato, Horta e Jardim, Relações Públicas, Festas e Angariação de Fundos. Mediante as necessidades que poderão surgir ao longo do ano letivo ou em anos específicos podem ser criados, pelos próprios pais, outros grupos de trabalho.

Os pais podem também juntar-se aos corpos da associação passando a estar envolvidos na parte administrativa ou/e ser auxiliares dos professores de classe em projetos ou necessidades pontuais.

Nas assembleias da associação são abordados os assuntos de maior importância para a escola e eventuais estratégias de desenvolvimento.

Professores

Os professores de classe são os responsáveis pedagógicos pelas suas turmas e pelo acompanhamento de cada aluno no processo de ensino e aprendizagem, podem ter turmas que variam entre os seis e os vinte alunos.

Todos os professores de classe têm formação em Pedagogia Waldorf ou estão a frequentar o “Percurso Waldorf”, Curso de Introdução para Professores Waldorf, ministrado em Lisboa com a duração de quatro anos.

O Conselho Pedagógico da escola é constituído por 3 professores eleitos pelo corpo docente. As tomadas de decisões relativas ao currículo são feitas dentro deste Conselho que se reúne todas as 5ª feiras, das 15h00 às 16h00.

Para além dos professores de classe, a escola conta com o apoio de vários professores de especialidades como os professores de Línguas Estrangeiras, de Trabalhos Manuais, de Educação Física, de Euritmia, de Música, de Português Língua Estrangeira e dos Responsáveis pelas Tardes. Todos estes professores assim como os professores de classe formam o corpo docente da escola que se reúne semanalmente todas as quintas das 16h00 às 19h00.

Direção e Administração

A direção da associação, composta por 3 pais eleitos em assembleia e 2 professores, reúne-se todas as 3ª feiras das 14h15 às 16h00, ocupando-se das várias tarefas e decisões administrativas. O trabalho do tesoureiro é apoiado por um contabilista contratado pela associação, assim como o trabalho da secretaria, que com o constante crescimento da escola deixou de ser possível ser feito a nível de voluntariado.