Escola Waldorf a Oliveira

A importância do ritmo na Pedagogia Waldorf

O ritmo pauta todos os fenómenos da vida, e com o seu caráter próprio indica pelas alterações que revela e/ou provoca, aspetos disfuncionais e, portanto, a necessidade de mudanças que restabeleçam o equilíbrio.

Assim, a vida da criança desenrola-se ao longo de ritmos precisos, a maioria ligados a funções vitais, desde o ritmo respiratório – inspiração, pausa, expiração, pausa...–  ao ritmo do sono e vigília, passando pelo ritmo próprio de cada parte do dia, de cada dia da semana e de cada estação do ano. Todos eles têm repercussões a nível psicológico e fornecem dinâmicas de funcionamento a nível biológico, afetivo e mental, que são em si mesmo potenciais do crescimento e da realização pessoal. Por isso exigem serem respeitados, de forma que alterações indesejáveis não venham perturbar o funcionamento vital do ser humano e/ou o exercício das suas capacidades.

A Pedagogia Waldorf dá uma grande atenção à gestão do tempo na organização do processo de ensino, para que as aprendizagens se harmonizem com os ritmos do desenvolvimento saudável da criança. Na sala de aula através da natureza das tarefas propostas, da exigência requerida, da contextualização e do desenvolvimento do projeto, o trabalho escolar é intercalando com momentos de inspiração (concentração) e de expiração (relaxamento) em todas as áreas. Nas dinâmicas entre ouvir e participar, observar e fazer, movimento expansivo e contido, atividade mental e atividade manual, estimulo e atenção, interesse e desempenho.