O projeto do 12º ano da Escola Markgraflerland em Portugal

Julho de 2019

12 Junho 2020

Este ano letivo foi muito especial para a nossa escola, a “Escola Waldorf a Oliveira” no Algarve - Portugal. Após muita reflexão e planeamento, decidimos expandir do 1º ao 6º ano letivo, para do 1º ao 8º ano. Nesse processo, tivemos que alugar um antigo hospital e transformar esse edifício não utilizado numa escola. Tivemos um construtor que fez alguns dos trabalhos iniciais derrubando paredes e dando ao espaço uma nova forma.

Assim, tivemos a oportunidade especial de abraçar e acolher o projeto social do 12º ano da Escola Markgraflerland na nossa escola! Tínhamos um prédio com paredes velhas e cinzentas que não transpiravam muita luz e pedimos a esta turma para pintar o edifício inteiro de acordo com o seu sentimento de como a escola deveria ser.

Foi muito interessante ver como estes rapazes e raparigas levaram essa responsabilidade tão a sério. No início, perguntaram-nos se confiávamos neles para decidir como seria o novo edifício da escola e dissemos-lhes que confiávamos totalmente nos seus sentimentos e capacidades. A partir desse momento, os seus olhos brilharam e as suas mãos focaram-se no trabalho com um senso de motivação e vontade, único de testemunhar!

Trabalhavam todos os dias das 8h às 15h e estavam sempre a tentar garantir que estavam a fazer o melhor trabalho possível. Às vezes, até decidiam fazer trabalho extra de conserto de algumas paredes antes de pintar, pois queriam que ficasse perfeito.
No momento em que o professor Helmut lhes perguntou se teriam tempo para esse trabalho extra, responderam que ficariam a trabalhar até à meia-noite, se necessário. O seu impulso de fazer bem e com um senso de melhoria contínua foi uma experiência muito inspiradora para qualquer professor.

Trabalharam como uma grande equipa, organizada e coordenada em pequenos grupos e, entre músicas, danças e risadas, mostraram uma conexão incrível uns com os outros, sempre aberta para ser estendida aos professores da nossa escola.
Com um ambiente de olhos-nos-olhos e sorriso gentil, pintaram toda a nova escola e até encontraram tempo e energia para instalar também os novos pavimentos de madeira!

Todo este trabalho teve um grande impacto na nossa escola, pois mudou completamente o novo edifício e, além da mudança física, estes jovens foram capazes de transformar um antigo hospital num sentimento totalmente novo, onde agora temos a oportunidade de ter uma escola que parece e sente-se artística, acolhedora e bela!

Agradecemos à Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners por patrocinar o projeto do 12º ano da Escola Markgraflerland. Agradecemos aos nossos colegas professores em Markgraflerland e em especial a todos os alunos do 12º ano que trabalharam tanto e mostraram grande responsabilidade e cuidado!

Pedro Miguel
Em nome da Escola Waldorf a Oliveira