Escola Waldorf a Oliveira

Era uma vez uma escola e uma oliveira

29 Novembro 2017

Impulsionados por um sonho, um grupo de pais, lançou a força da sua alma e uma semente que nascera dos seus corações, sobre a terra da Figueira. Regada de profundas intenções fizeram desabrochar uma linda oliveira, a Escola Livre do Algarve “A Oliveira”.

É assim que começa a história de uma escola e de uma oliveira. Uma história que ainda se escreve no movimento da vida. Uma história que se desenha todos os dias porque é viva, porque é vida...

E a vida tece, bordando esta história, todos os dias...

E a história tece a alma, todos os dias...

A oliveira tem uma alma que corre terra abaixo e se ergue pelo seu (ainda tímido) estandarte verdejante, que se estende, apontando para o mundo, aquém e além. A escola tem uma alma, que é força criadora, que pulsa e vê florescer em cada criança o potencial profundo do adulto de amanhã. E tantas outras há, que se entrecruzam, nesta história, em novos encontros, cuidando do coração desta casa.

Passaram quase dez anos, a oliveira cresceu e a escola cresceu. A história continua a escrever-se. Escreve-se sob a luz divina que irradia na grande alma “escola”. Escreve-se sob raízes, cada vez mais assentes, que revelam, no seu âmago, o germe do impulso para fazer crescer e fortalecer o que almejamos como vida educacional.

Como a oliveira, vamos crescendo de pés fincados na Terra, estendendo os nossos braços à vida que ali acontece, desenhada por crianças, que voam e se encantam, que constroem e transformam, numa vivência plena de sentidos e sentimentos. Desenhada por corações, luminosos e generosos, que honram o ser criança, com a responsabilidade sagrada que torna possível o escrever-se de uma historia com alma.
Esta é a história da vontade do coração, onde o fio invisível que permeia o sentir, o pensar e o querer tecem a vida de uma escola sob o olhar de uma oliveira...

E a história porque é viva, porque é vida, continua a ser escrita, todos os dias, porque no solo cálido do nosso coração a semente vai continuar a brotar vida... a cada instante. E quão majestosa é a sua alma!