Brincar livre

23 Fevereiro 2011

Brincar livremente… tão importante como orientar a aprendizagem é deixar as crianças brincar.
Isso começa por dar-lhes tempo. Muitas vezes, e com a melhor das intenções, os pais procuram organizar os tempos livres dos seus filhos com actividades.
Procurando dar "tudo", damos também muitas vezes às crianças mais do que o necessário - brinquedos, objectos, equipamentos lúdicos, que limitam a sua capacidade de criar, criando um "lixo" mental e efectivo.

Mas as crianças precisam de brincar de forma livre para se construirem, aprenderem as regras sociais, criarem, libertarem as suas energias. Brincar com tempo, com outras crianças, e com materiais brutos, que podem ser usados de várias formas.

A nossa escola está aberta das 8h30 às 16h, mas só até às 14h é que têm actividades pedagógicas estruturadas. Depois… são os adultos que aprendem com elas. Infinitamente.